sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Então, por que você decidiu fazer intercâmbio?

    Para os que ainda não sabem, eu vou para a Irlanda, mais precisamente para a capital Dublin, fazer um intercâmbio de um ano. Minha partida será dia 09 de março. Então, vou contar pra vocês quais foram os passos que eu segui e  por que eu decidi fazer esse intercâmbio.

    Durante todo o período de faculdade eu precisei bastante do inglês e sentia muita dificuldade com algumas apostilas e alguns materiais que não encontrava em português, e, desde essa época eu via a necessidade de estudar e aprender a língua inglesa, porém, como trabalhava e estudava não tinha tempo e sabia que se começasse não iria me dedicar, então escolhi me virar com tradutores e fazer o curso depois da faculdade. 
    Terminada a faculdade em 2008  fiquei um ano “de bobeira” (2009), aproveitando minha “atoísse” e no ano seguinte (2010) resolvi entrar para o curso de inglês, escolhi a escola CNA, onde tinha vários amigos estudando e como todos eles gostavam de lá nem procurei outra escola.      
    Depois de um ano de curso, intercalando módulos intensivos e normais, senti uma evolução muito boa. No ano seguinte (2011) um grande amigo chamado Jamil Simões foi para a Irlanda fazer intercâmbio, o que acabou despertando em mim uma vontade de sair do país também. Foi então que junto com outro grande amigo, Thieres Luiz , resolvi embarcar de vez nessa viagem e começar a pesquisa sobre o país, saber quanto eu precisava gastar, correr atrás de agências para ver orçamentos e toda a movimentação para tal.  No início eu tinha a ideia de não ir por nenhuma agência, pois achava que sairia muito caro e que conseguiria um preço muito bom entrando em contato direto com alguma escola de lá. Depois de muito tentar acabei percebendo que isso foi um erro e uma perda de tempo, pois as escolas passavam basicamente os mesmos preços das agências, que eu pesquisei e que daria MUITO mais trabalho  fazer toda a negociação sozinho do que procurar uma agência para resolver toda a papelada para mim.  
    Após muita pesquisa, decidimos (eu e Thieres) fechar com a agência Gotolondon, para quem quiser saber mais sobre ela é só entrar no site www.gotolondon.com.br, o nome é gotolondon mas eles fazem pacotes para vários países) ou então adicionar a consultora Patrícia Fiorin no msn Consultor6@Gotolondon.com.br, ela nos atendeu extremamente bem o que me deixa imensamente agradecido. Antes que alguém pergunte ou especule alguma coisa, não, eu não estou ganhando um centavo por citar o nome da agência aqui, simplesmente estou colocando os passos que eu segui para concretizar o intercâmbio.
    A escola que eu escolhi foi a Liffey College www.liffeycollege.ie, por ser uma escola com um orçamento dentro do que eu esperava e que estava disposto a pagar, ela não é uma das melhores da cidade, mas eu creio que o dia a dia vai ser minha grande escola, então não me preocupei tanto com isso. O preço saiu para mim e Thieres por R$2.739,00, esse valor é o curso de inglês mais o seguro governamental, que é necessário para tirar o visto.    
    Com a escola certa, segui para o próximo passo: As benditas passagens. Agora sim eu teria uma data certa de partida. Pesquisei em algumas companhias e o que o pessoal mais recomendava era a KLM então procurei as passagens nela. Como eu moro no interior do Espírito Santo, eu teria que sair da capital, Vitória, ir para São Paulo e de lá seguir rumo à Europa. As passagens na época -  Ida e Volta – o que é necessário para  conseguir o visto.  Vitória x Dublin estavam R$ 2100,00 e de São Paulo x Dublin R$ 1645,90, como eu queria economizar dinheiro eu pensei: Vou pra São Paulo de ônibus, aproximadamente R$ 120,00, de lá pego o avião pra Dublin e pronto! Comprei as passagens São Paulo x Dublin. Só que eu acabei percebendo que até eu chegar a São Paulo seriam 12 horas de viagem de ônibus e depois eu teria que esperar 14 horas até meu voo sair, com isso eu ficaria muito cansado. Foi então que decidi abandonar a história do ônibus e comprar a passagem de avião Vitória x São Paulo, que saiu por R$ 177,33. Somando com o custo que eu vou ter pra sair da minha cidade, Cachoeiro de Itapemirim, e chegar a Vitória, o preço vai sair praticamente o mesmo se eu tivesse comprado  passagens para ir direto. Não aconselho ninguém a fazer isso, pois são dois trabalhos atoa. E caso meu  voo de Vitória x São Paulo atrase, vou ter um sério problema com a outra passagem.
    Com as passagens e o curso comprados o negócio era juntar grana, decidi me sacrificar por um objetivo bem maior, cortei muitas festas, gastos desnecessários e sosseguei em casa. Querendo ou não eu tinha que juntar £ 3000,00, aproximadamente R$ 7300,00, pois  para tirar o visto é obrigatório  ter esse valor  em um banco da Irlanda, e mais alguns euros para gastos iniciais, até os £ 3000,00 serem liberados para meu deleite.
    Para levar toda essa grana para lá eu fiz o Visa Travel Money, mais conhecido como VTM, no próprio site da gotolondon tem como você solicitar o cartão, eles cobram uma taxa de envio, coisa de R$ 26,40 e a compra de no mínimo £ 200,00, no total ficou por R$ 510,23 incluindo um IOF que paga toda vez que for recarregar o cartão. Depois que eu fiz o meu cartão eu achei outra empresa que faz o cartão e envia sem custo, o site é www.cambiobr.com.br, e o cambio deles do euro é sempre mais barato do que o da gotolondon, por exemplo, hoje, a gotolondon me passou 2,421 e na cambiobr estava 2,40, não sei informar qual é a matemática de cálculo de cambio deles, mas estou seriamente pensando em fazer outro cartão com a cambiobr. Lembrando que quando você faz o cartão com uma empresa, você só poderá recarregar seu cartão por ela, se quiser mudar, terá que fazer um novo cartão!    

    Aqui vai uma tabela dos gastos:
Passagem Vitória x São PauloR$ 177,23
Passagem São Paulo x Dublin R$ 1.645,90
Curso de Inglês + Seguro Governamental R$ 2.739,00
Cartão VTM R$ 26,40
£ 3.000,00 R$ 7.262,63
Total R$ 11.851,26
 
 
    Acho que tem bastante informação já, daqui a pouco isso vira um livro e esse não é meu objetivo. em outros posts eu falo mais coisas que acabei esquecendo de colocar nesse aqui. Se alguém tiver alguma pergunta é só comentar que eu respondo!!
Forte abraço.

3 comentários:

Paulinha disse...

Muito legal o post. Dicas bacanas para quem não tem a menor ideia e como funciona um intercâmbio. =D

Jamil Simoes Junior disse...

ae colero, massa...vamos encher de post qdo chegar aqui na Irlanda ;)

Filipe Rangel disse...

Sem dúvida Jamil... vamos lotar esse blog com nossos rolês por aí!!!

Postar um comentário

 
;